No último dia do SXSW Education as palestras que eu havia me inscrito pareciam ser mais voltadas a tecnologia. Acabou que o grande aprendizado foi muito mais comportamental .

Open Badges

peeled-badge

Comecei aprendendo um pouco mais sobre Open Badges, fiquei bem interessado em como isso pode agilizar emissão e conferência de certificados. Você pode validar online o que dependia de dias de burocracia.

Blockchain e Economia Compartilhada

Em seguida Andrew Linford fez uma breve introdução sobre blockchain e economia compartilhada para logo depois compartilhar como a educação poderia aproveitar os mesmos princípios comportamentais.

Aqui um rápido parênteses; esse é um tipo de argumento que eu compro muito fácil, sempre digo que as pessoas não adotam a tecnologia porque gostam, mas porque torna a vida delas fácil. Com a adoção de tecnologia vem uma mudança de comportamento. Então quando entendemos que mudança de comportamento a tecnologia provocou, podemos aproveitar esses padrões para nos conectar mais facilmente com um tipo específico de usuário. Fecha parênteses.

Prestação de contas

IMG_1639

Blockchain contém registros detalhados de tudo que é feito na cadeia de servidores enquanto que apps de economia compartilhada possuem reviews de outros usuários que te ajudam a entender a qualidade dos serviços oferecidos naquela rede.

Permitir que os alunos compartilhem o passo-a-passo de seus projetos e deem feedbacks uns para os outros, é uma forma de prepará-los para viver em uma sociedade mais colaborativa.

Descentralização

IMG_1643

No blockchain novos registros são adicionados a cadeia de servidores sem a necessidade da validação de uma autoridade central, se 51% da rede aprova uma inserção ela acontece. Na economia compartilhada as partes interagem diretamente entre si.

Se o professor não é mais o detentor do conhecimento, mas sim um facilitador então todas as transações na sala de aula não precisam passar por ele. É preciso prepará-los porém para separar fatos de opiniões e argumentar de forma estruturada com seus pares, trocando informações diretamente entre si tem de ser capazes de decidir sem a necessidade do professor.

Smart Contracts

Qual incentivo o professor recebe atualmente para continuar evoluindo na sua formação profissional? Se pensarmos que nem tudo que ele estuda é passível de ser registrado na Plataforma Lattes temos muitos professores deixando de aprender novas tecnologias ou participando de congressos se os cursos e congressos não são organizados pela academia. Dessa forma quase toda inovação tecnológica da iniciativa privada chega atrasada na escola.

Tyler Samstag, Diretor de Inovação Instrucional na Allegheny Intermediate Unit mostrou como um sistema de Smart Contracts em Blockchain poderia substituir os sistemas tradicionais de currículo permitindo que os professores adicionassem outros certificados. Um sistema de Smart Contract executa um contrato que atenda determinadas condições. Dessa forma a Academia poderia definir os pré-requisitos de formações livres e somente seriam aceitos, automaticamente pelo sistema, quem atendesse esses requisitos.

IMG_1707

É uma mudança complexa? Sim. É possível permitir que esse distanciamento continue crescendo? Definitivamente não. Cada dia que se passa os maiores prejudicados são os estudantes, e junto com eles, o futuro de todas as nações.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s