atualizado em 28/fevereiro/2024

Sempre que participo de um evento internacional meu foco é criar conteúdo relacionado a esse evento, mesmo tomando notas eu queria ter oportunidade de revisar algumas falas ao escrever. Procurando uma solução pra isso eu encontrei o Otter.ai

A vantagem do Otter de simplesmente gravar o conteúdo é que ele transcreve (em inglês)! Isso me permite fazer buscas dentro do texto e agilizar minha produção de conteúdo.

Você pode procurar por Otter na sua loja de aplicativos ou entrar em Otter.ai para baixá-lo.

Após instalar o Otter basta clicar no ícone de microfone no canto inferior direito que ele começa a gravar imediatamente. O Otter chama a gravação de “Conversation”.

Se você estiver em uma boa conexão de internet ele começa a transcrever em tempo real. Se a conexão não estiver boa fique tranquilo. Ele vai salvar e vai transcrever depois.

Enquanto o Otter está gravando você pode usar tranquilamente outros aplicativos (exceto algum que use o microfone ou seja, não grave vídeos durante a transcrição).

O Otter também possui um recurso de grupos, basta clicar no menu hamburger (3 listras no canto superior esquerdo).

Você pode criar um canal (grupo) ou pedir para alguém te adicionar em um canal existente. A pessoa que gerencia o canal vai precisar do e-mail que você usou para criar a conta do Otter.

Dentro dos canais você pode compartilhar as suas gravações e acessar as gravações que outros compartilharam!

Enquanto grava você pode clicar no ícone com uma pessoa e um sinal de + no canto superior direito para acrescentar aquela gravação em um canal. Ou ao final da sua gravação entre no canal e no canto superior direito clique no menu e escolha Add Conversations.

Lembre-se de nomear sua gravação corretamente (com o título da palestra) antes de compartilhar com outros.

Às vezes o Otter demora para carregar todas as gravações compartilhadas em um grupo muito grande, mas você pode usar o campo de busca para encontrar. A busca do Otter pesquisa no título e no conteúdo transcrito.

Se o Otter estiver muito lento no seu celular você pode tentar acessar pela web onde ele é menos instável.

Dentro de uma gravação (Conversation) que já foi transcrita, você pode exportar o conteúdo para usar em outros aplicativos. Basta clicar no menu reticências (3 pontinhos no canto superior direito) e escolher Export.

Exportando em Texto (Plain text) você pode trabalhar com esse conteúdo em outros aplicativos de Inteligência Artificial, veja algumas sugestões:

  1. ChatGPT Plus – (resumo e análise) – Você pode anexar a transcrição completa e dar prompts como “Faça um breve resumo sobre do que se trata a palestra transcrita no documento em anexo e depois lista de forma completa e detalhada os principais insights apresentados e takeaways entregues nesse conteúdo”.
  2. Clarice – (correção ortográfica e de estilo) Usando o resumo do ChatGPT você pode criar seus próprios artigos complementando com seus pontos de vista e depois enviar para a Clarice.ai revisar o texto final antes de publicar.
  3. ChatPDF – (interação com o conteúdo) Exporte o conteúdo em PDF ao invés de Texto e interaja com essa inteligência artificial fazendo perguntas específicas sobre a palestra.

Lembre-se que as IAs não vão fazer conexões com assuntos para além da palestra, é aí que você humano vai brilhar no seu texto conectando com suas próprias experiências e histórias.

Saiba mais sobre ChatGPT e IA através do meu e-book gratuito: ChatGPT do Zero aos Prompts Avançados

Um comentário em “Mini Tutorial de Otter + Ferramentas de AI

Os comentários estão encerrados.