Como parte da imersão no ecossistema de inovação de Israel conheci diversos componentes da cultura israelense:
- 1 Venture Capital (Mindset Ventures)
- 2 Programas de Inovação (Innovation Experience e Mamram)
- 2 Unicórnios (Wix e Lightricks)
- 5 Startups (Facetrom, Plaiview, ThinkUp, Reblaze e ACiiST)
- 1 Iniciativa Governamental (Tel Aviv Tech)
- 1 Militar (Doron Gavish)
- 2 Universidades (Weizmann Institute of Science e Ben-Gurion University)
- 1 Kibutz (Hatzerim)
- 2 ONGs (Yad Sarah e United Hatzalah)
- Alguns pontos turísticos (Carmel Market, Machaneh Yehudah Market, Jerusalém, Monte das Oliveiras, Mar Morto)
- Diversos bares e restaurantes
- Aprendi o que significa Tachless, Chutzpah, Centauro e Chief Of Staff corporativo
Quer conhecer toda essa jornada? Baixe meu e-book sobre Israel.
Aqui vou compartilhar 2 visitas que me deixaram profundamente pensativo, as ONGs Yad Sarah e United Hatzalah.
Yad Sarah
Fundada em 1976 é considerada a maior organização de voluntários em Israel, a Yad Sarah é uma ONG que oferece diversos serviços gratuitos para ajudar pessoas necessitadas. Com mais de 7.000 voluntários impactando anualmente cerca de 780.000 pessoas.
Entre os principais serviços oferecidos pela Yad Sarah, estão a locação de equipamentos médicos, serviços de apoio domiciliar, transporte adaptado, empréstimo de equipamentos para bebês e crianças com deficiência, além de assistência em eventos públicos. A organização também disponibiliza tecnologia assistiva, como computadores adaptados e softwares de acessibilidade.
Durante minha visita, pude conhecer um apartamento modelo que conta com um escritório, salas de estar, quarto e banheiro equipados com dispositivos que podem auxiliar no dia-a-dia de pessoas com limitações físicas. Fiquei impressionado com a possibilidade de experimentar e interagir com equipamentos que muitas vezes as pessoas desconhecem, mas que podem trazer uma grande melhoria na qualidade de vida.


para quarto e banheiro
United Hatzalah
A United Hatzalah é uma ONG de serviços médicos de emergência. Desde sua fundação em 2006, eles já atenderam mais de 5 milhões de pessoas em Israel, utilizando sua frota de 1000 motocicletas e 450 bicicletas equipadas com equipamentos médicos que escapam do trânsito da cidade, além de 4200 aparelhos transportados por voluntários em seus próprios veículos.
Em uma emergência, as pessoas ligam para 1221, e o sistema identifica os voluntários mais próximos por meio de um celular via satélite. Enquanto os voluntários estão a caminho com o equipamento médico, o atendente do sistema fornece orientações de primeiros socorros via telefone.
Com mais de 6.500 voluntários disponíveis 24 horas por dia, a organização atende cerca de 2.000 pessoas diariamente, com tempo médio de resposta inferior a 3 minutos em todo o país e 90 segundos nas áreas metropolitanas. A organização oferece serviços médicos de emergência gratuitos e acessíveis a todas as pessoas, independentemente de raça, religião ou nacionalidade.
Em situações de parada cardíaca, engasgo e acidentes com grandes sangramentos, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um voluntário da United Hatzalah relatou que, quando trabalhava como bombeiro, muitas vezes levavam 3 minutos apenas para sair da base, e após 4 minutos de uma parada cardíaca, as células do cérebro começavam a morrer. Portanto, a velocidade na resposta a essas emergências é fundamental.
A United Hatzalah também possui 28 off-roads, 10 drones e 2 barcos que conseguem chegar a locais que outros serviços de emergência não alcançam, eles garantem uma resposta eficiente independentemente da localização.
Além disso, a organização oferece treinamento em primeiros socorros e atendimento de emergência para membros da comunidade e outras organizações, ajudando a espalhar o conhecimento e a conscientização sobre a importância da assistência médica de emergência.


Depois de visitas como essa é impossível não sair pensando que é importante inovar para salvar vidas, mas para colocar essa inovação em campo requer doação de tempo e dinheiro além de conhecimento e criatividade.