Sabia que as interfaces cérebro-máquina já existem? As pesquisas datam de 1973 mas o investimento do Elon Musk através da Neuralink tem gerado diversos avanços recentes em toda a indústria. Quem tem muito dinheiro costuma seguir os passos do bilionário excêntrico, seja no investimento em carros elétricos, espaçonaves ou criptomoedas.
Recentemente a Neuralink fez um macaco jogar videogame somente com as ondas cerebrais:
E pesquisadores já conseguiram que uma pessoa digitasse 90 palavras por segundo apenas com a mente.
Se você mixar isso com a ideia de que já podemos sentir um ponto fora do nosso corpo estimulados por realidade virtual, isso abre um mundo onde podemos controlar mais do que equipamentos ou um braço ou perna amputado, dá pra controlar membros extras e talvez até outro corpo… 🤔
Até porque já existem maneiras de se substituir membros perdidos com as tecnologias existentes, como nesse caso de uma prótese feita para um baterista que é a mais avançada que eu já vi:
Nessa prótese acima, entre outras coisas foi usada a plataforma de Inteligência Artificial do Google, o Tensor Flow.
Falando em IA o Google lançou uma série de novidades recentemente na sua conferência anual de programadores, o Google I/O. Em breve as buscas no Google e os atendimentos via chatbots deverão se parecer muito mais com uma conversa real graças ao MUM (Multitask Unified Model) e ao LaMDA (Language Model for Dialogue Applications) e novos modelos de aprendizado de máquina devem se tornar mais fáceis de se desenvolver usando a Vertex AI.
E sobre tornar conversas reais a Flawless, fundada pelo diretor de cinema Scott Mann, promete usar deepfakes para aperfeiçoar a sincronização dos lábios nas dublagens:
A inspiração de Scott veio depois de assistir uma dublagem ruim do filme Heist (O Sequestro do Ônibus 657 no Brasil). Scott tinha sido obsessivo com a atuação de Robert De Niro e não gostou da forma como o filme ficou na dublagem em alemão.
E mudando o assunto para marketing, temos ouvido falar muito do fim dos cookies como se fosse o apocalipse da propaganda digital, mas na verdade já existem soluções alternativas para rastrear os usuários.
Para discutir esse e outros pontos o Google fará um evento gratuito dia 27/5 às 12h: Google Marketing Livestream 2021
E falando em eventos no dia 26/5 às 17h vai rolar um evento discutindo o futuro das viagens corporativas. Como será que vai ficar esse cenário daqui a alguns meses?
Por hoje é só, se curtiu a newsletter manda um comentário e divulgue para os amigos!
Um abraço com distanciamento social! 😉