Elon Musk comprou o Twitter e isso tem seu lado bom

O Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo foi comprada pelo bilionário Elon Musk por US$ 44 bi.

Muito veículos de notícias tem destacado a questão da liberdade de expressão, da forma como Elon Musk defende esse conceito é quase certo que pessoas banidas da rede voltarão assim como tweets deixarão de ser deletados.

Há um medo justificado de que a rede se torne mais tóxica por conta de fake news e discursos de ódio, mas existe muito mais sobre a compra do twitter que não tem se falado.

Algoritmo

Uma das promessas de Musk é tornar público o algoritmo do Twitter. Isso garante a transparência de como as recomendações são feitas e um pouco além disso cria uma nova perspectiva nas discussões sobre os algoritmos de outras plataformas.

Atualmente outras redes como Instagram e YouTube dizem se tratar de segredo industrial e tornar público os algoritmos poderia acabar com o seu negócio. Com a rede do homem mais rico do mundo fazendo isso o argumento cai por terra e as outras redes sociais serão pressionadas a se tornarem mais transparentes com seus códigos.

Além disso ter um código público de um algoritmo de uma grande rede social pode estimular o surgimento de outras redes sociais.

Isso também afeta o nível das discussões sobre algoritmos de uma forma geral, pois no caso do twitter não estaríamos mais falando de hipóteses sobre como funciona, estaríamos discutindo efetivamente a forma como funciona. Isso pode estimular toda a nossa sociedade a aprender mais sobre algoritmos de redes sociais.

Bots e Fakes

Elon Musk também prometeu acabar com os bots e fakes autenticando todos os usuários, ou seja, todo mundo terá de provar para o Twitter de que é uma pessoa real.

A forma como isso será feita ainda não foi publicada, mas existem diversos métodos combinados que podem gerar esse resultado. Fornecer um número de telefone único por exemplo que seria autenticado via SMS em combinação com um endereço físico que pertença ao IP do usuário já eliminaria milhares de bots e fakes.

O fim dos bots e fakes acaba com trending topics inflados artificialmente e com a irresponsabilidade com que muitos usuários usam a rede. Elon Musk não pretende impedir que você fale nada no twitter, mas isso não significa que ele vai te proteger das autoridades em cada país. Usuários serão identificados mais facilmente pela justiça em processos de calúnia, difamação, racismo e propriedade intelectual entre outros crimes que podem ser cometidos em um tweet.

Um novo modelo de negócios

Elon Musk não é conhecido por perder dinheiro nem quebrar empresas, ao contrário tem uma ótima taxa de sucesso em seus negócios. Sob sua supervisão o Twitter pode finalmente se tornar lucrativo e criar novos modelos de negócios para sobrevivência das redes sociais.

Outro problema crônico do Twitter tem sido inovação, faz muito tempo que o Twitter só copia recursos de outras redes como o Stories/Fleets, Vídeos Curtos/Vine, Vídeo ao Vivo/Periscope, Newsletters/Revue e assim por diante. Musk é conhecido por inovar e não copiar, com ele à frente do negócio podemos esperar algum tipo de inovação que vai apimentar a guerra das redes sociais e talvez revolucionar esse mercado.


Curtiu essa análise? Recomende essa newsletter para os seus amigos!

Até a próxima,

Edney “InterNey” Souza
interney.net