Gostando ou não, a pandemia mudou para sempre a realidade em que vivemos. Estamos em um momento econômico bem complicado no Brasil, em maio/2020 apenas 49,5% das pessoas com idade de trabalhar estavam ocupadas.

A relação com o trabalho está mudando, porém nem todo mundo se preparou para essas mudanças e o tempo está passando. Outro fator de complexidade é que as mudanças acontecem de forma desigual na sociedade. 

Em alguns locais, há muito emprego formal, em outros, a informalidade reina. Em alguns círculos sociais, o empreendedorismo é natural, em outros, é um sonho. Em alguns grupos de amigos, muitos são profissionais de tecnologia, já para outros, é uma realidade distante.

Isso faz com que as pessoas criem diferentes percepções e expectativas, e isso consequentemente dificulta o planejamento de carreira a médio e longo prazo.

Baseado em nosso relacionamento com as grandes empresas que continuam recrutando e no feedback de nossos alunos que trabalham como freelancers e empreendedores, além de diversas pesquisas que compilamos, seguem algumas dicas para você se preparar para voltar ao mercado ou conquistar um espaço melhor.

As vantagens do trabalho remoto no Digital First

Uma pesquisa recente aponta que as pessoas que conseguiram trabalhar de casa durante a pandemia ganharam 170% a mais do que aquelas que trabalharam fora. Você pode investir no seu futuro para reduzir essa desigualdade.

Uma das suas metas no futuro deve ser ter um espaço para trabalhar em casa! E se você já possui esse espaço, vale aperfeiçoá-lo.

Uma boa conexão com a internet, boa iluminação, uma boa cadeira. Tudo isso traz conforto e permite que você ingresse em reuniões e outras atividades com uma participação de qualidade (as pessoas conseguem te ver e interagir muito bem com você).

Além disso, ter esse espaço em casa te libera para trabalhar em qualquer lugar do Brasil (ou do mundo se você fala outros idiomas). Pense nisso!

Você não é o seu trabalho

Você não é um Analista, você está como Analista atualmente. Você não é um Gerente, você está como gerente no momento. Você não é vendedor, jornalista, auditor, etc. Você pode mudar de atividade e área a qualquer instante.

Pense na sua carreira como uma soma de aprendizados técnicos e habilidades sociais (hard e soft skills) que você pode combinar para resolver os mais diversos problemas e criar os mais diversos produtos em diferentes lugares.

O desenvolvimento multidisciplinar cria novas oportunidades para trabalhar e empreender em diferentes empresas e mercados. As carreiras formais e especializadas estão desaparecendo, já as carreiras multidisciplinares estão em plena ascensão.

Num mundo de especialistas, os multi-especialistas se tornam cada vez mais necessários para conectar os pontos entre duas áreas ou equipes e ajudar a extrair o melhor de cada um.

O empreendedorismo na sua carreira Digital First

Seja na empresa onde você é funcionário, seja na empresa onde você é sócio, seja como profissional individual, você deve empreender sempre.

Qual é a mentalidade do empreendedor?

Encontrar problemas de mercado e criar soluções e modelos de negócios para oferecer essas soluções de forma a criar oportunidades.

Muito se questiona sobre a mentalidade empreendedora dentro da empresa. Como exigir que alguém que não seja sócio tenha mentalidade de dono? 

É importante para o indivíduo entender que ter a mentalidade de dono prepara-o para ser dono no futuro. Cabe a empresa reconhecer o funcionário financeiramente se quiser mantê-lo, mas se esse reconhecimento não vier o funcionário pode partir para o empreendimento individual com o seu aprendizado.

Mantenha um Plano B, C, D

Se você não estivesse na sua função atual, onde você estaria? Quando estamos em um trabalho mal remunerado pensamos todos os dias em conquistar algo melhor. Mas é muito comum nos acomodarmos quando tudo parece estar bem.

Desde 2004 eu mantenho pelo menos duas atividades paralelas que geram renda. Mesmo quando eu era um profissional individual trabalhando sozinho. Muitas pessoas associam isso a um “fracasso” profissional. Porém é possível fazer várias coisas que giram em torno das mesmas habilidades e com isso entregar tudo com uma excelente qualidade.

Esse comportamento é visto inclusive nas startups que conseguiram diversificar suas ofertas durante a crise. O Uber e o Rappi tem uma relação grande de serviços que giram em torno da habilidade de intermediar deslocamentos, por exemplo.

Durante muito tempo eu dei aulas, produzi conteúdo e dei consultoria. Tudo relacionado ao mesmo assunto.

O que eu estudava para produzir conteúdo servia para enriquecer as aulas e me mantinha atualizado para a consultoria. Os resultados das consultorias tornavam as aulas mais eficientes e melhoravam minha reputação como influenciador para vender conteúdo ou obter patrocínio de conteúdo.

Manter um plano B, C e D não é falta de foco ou fraqueza. Requer autoconhecimento e estudo constante. Te abre mais oportunidades e dá tranquilidade profissional.

Desenvolva as habilidades digitais

Skills digitais como ProgramaçãoUXDadosMarketing Digital e Metodologias Ágeis se tornaram fundamentais no mercado de trabalho. De forma direta ou indireta todo mundo precisará dessas skills.

O profissional independente precisa conhecer marketing digital. Pequenas automações no dia a dia profissional pode exigir conhecimentos básicos de programação. Times produtivos usam metodologias ágeis em qualquer área. É impossível ser um líder hoje sem ter mentalidade data-driven. E a diferença entre o sucesso e o fracasso de um produto pode estar na experiência do usuário (UX).

Quando você aprende português e matemática na escola, não significa que você será um escritor ou um matemático, mas você utiliza isso em todas as áreas da sua vida. Cada vez mais as habilidades digitais estão sendo necessárias em todas as áreas. Inclusive as escolas particulares vem incluindo disciplinas digitais em seus programas.

Sabemos que não é fácil mudar sua vida profissional do dia para a noite e nem fazer uma transição de carreira, mas esperamos que com essas dicas você possa se preparar para as vagas e oportunidades disponíveis hoje e que continuarão surgindo no futuro.

Publicado originalmente no blog da Digital House

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s