Já são mais de 10 anos que o termo Inbound Marketing foi criado pela Hubspot para organizar uma série de táticas de marketing digital que funcionam muito bem se combinadas estrategicamente.

Muita gente acredita que o Inbound Marketing é dependente demais do e-mail para funcionar e isso talvez comprometesse a vida útil da metodologia. Porém saiba que já estão adaptando essas técnicas para SMS, redes sociais, notificações via aplicativos e browsers, beacons e realidade virtual entre outras formas de manter contato com as pessoas impactadas durante processo.

Apesar da hegemonia do e-mail como forma de identificação estar ameaçada faz um bom tempo (Facebook quer tomar o lugar do e-mail caso você esqueça a senha de suas contas) ultimamente vivemos um renascimento da newsletter como fonte de informação, eu mesmo tenho organizado uma newsletter com notícias diárias de comunicação. Se o e-mail recuperar sua importância no mundo digital o Inbound Marketing ganha ainda mais força.

Inbound Marketing pode ser traduzido ao pé da letra como Marketing de Entrada, ou minha opção preferida, Marketing de Atração, muitos gostam de chamá-lo também de Novo Marketing o que eu considero um certo exagero.

A diferença básica do Inbound Marketing para as estratégias tradicionais é que ele foca em atrair naturalmente o cliente ao invés de “forçar” o impacto da marca através de mídia paga. Eu particularmente acredito que uma estratégia combinada de Inbound (atração) com Outbound (mídia paga) é o melhor dos mundos, porém para muitas empresas com orçamentos ou margem de lucro limitadas o Outbound sempre oferece um grande risco fazendo com que o Inbound Marketing se torne aina mais popular.

Em 2015 eu fiz um Webinar em parceria com a Academia UOL Host para explicar o básico sobre Inbound Marketing, você pode assistir a íntegra no YouTube:

Nos próximos meses escreverei alguns artigos detalhando o básico de cada uma das fases do Inbound Marketing:

metodologia-inbound-marketing

Porém irei começar a escrever a partir da Conversão, pelo simples motivo de que já escrevi diversos artigos recentes sobre atração que você pode ler no blog brasileiro do WordPress.com:

Fique à vontade para me enviar perguntas adicionais sobre a fase de atração que prometo enriquecer esse texto ou criar artigos adicionais, recomendo fortemente que você leia os artigos acima para se aprofundar em formas de atrair desconhecidos e transformá-los em visitantes.

No próximo artigo vamos discutir como transformar o visitante em um lead, como qualificá-lo e obter informações relevantes para fechar uma venda através de canais digitais.

Um comentário em “Chega de torcer o nariz, Inbound Marketing veio pra ficar

Os comentários estão encerrados.