Já faz alguns anos que é consenso entre os especialistas de e-mail marketing de que uma higienização periódica da sua base de e-mails é mais do que necessária.

A higienização é a remoção de e-mails que prejudicam sua base, entre eles encontram-se os Hard Bounces (e-mails inválidos), Soft Bounces (caixa postal cheia ou outro motivo para não entregar), SPAM (o destinatário te marcou como SPAM) e Descadastramento (solicitaram remoção da sua lista).

Porém existe outro tipo de e-mail que também prejudica a abertura dos seus envios: os Usuários Inativos.

Os usuários inativos são aqueles que receberam seu e-mail, mas nunca abriram. Quanto mais inativos na sua lista pior fica sua qualidade da sua base junto aos serviços de e-mail mais modernos e eles podem começar a marcar seu e-mail como SPAM ou não prioritário.

Não existe um consenso claro sobre depois de quanto tempo sem abertura um usuário é considerado inativo, eu particularmente costumo marcá-lo como inativo depois de 6 envios e nenhuma abertura.

O sistema de envio de e-mails que tenho utilizado atualmente é o E-goi, para fazer a higienização nele eu uso o seguinte filtro:

Screen Shot 2016-03-22 at 11.43.43 AM

Após aplicar o filtro acima marquei todo segmento como inativo, veja abaixo a diferença das aberturas após a higienização:

Screen Shot 2016-03-22 at 12.13.21 PM

Enviando menos da metade dos e-mails eu obtive um número absoluto de aberturas maior do que nos disparos anteriores.

É importante ressaltar que esse processo de higienização só funciona com bases reais, obtidas de clientes ou pessoas que se inscreveram para receber seus e-mails. Não adianta enviar e-mails para uma base comprada e depois tentar higienizá-la. Bases de e-mails à venda possuem muitos e-mails inválidos e você receberá marcações de SPAM em excesso que já destruirão a reputação de sua base antes mesmo de você terminar todos os envios.

Se você possui uma base enorme de e-mails, com uma baixa taxa de abertura, faça um teste de higienização e pare de se iludir acreditando que você tem um número absurdo de e-mails quando só uma parcela dessas pessoas realmente abre suas mensagens.

UPDATE (25/julho/2017): Fazendo higienização na minha base novamente eu encontrei uma opção bastante interessante para garantir a saúde da base: a Validação de E-mails.

Após importar e-mails novos eu recebi o seguinte aviso do E-goi:

“Detectamos endereços de email que podem prejudicar a sua reputação de envio!”

Ao conversar com o suporte fui informado de que são e-mails que já existem na base do E-goi de outros clientes e que costumam retornar erro durante o envio. Muitos erros sinalizam que sua base está desatualizada e podem prejudicar seu domínio.

Para solucionar esse problema eles tem um serviço de validação de e-mails, logo após importar basta entrar nas operações da sua lista de e-mail e no menu do lado direito escolher Validar Contatos (veja imagem abaixo).

Screen Shot 2017-07-25 at 07.37.44

Na validação de contatos eles removem os e-mails que eles já sabem que vão dar problema no envio, evitando que sua base se prejudique com esses erros perante os serviços de e-mails mais avançados como o Gmail ou Outlook.

E um serviço pago, achei o custo razoável e resolvi fazer o teste para ver quantos e-mails seriam removidos:

Screen Shot 2017-07-25 at 07.38.08

De 45.102 e-mails, passei a ter 43.653 após a validação, foram 1449 e-mails removidos, 1449 erros a menos na minha base que com certeza vai render uma taxa de abertura muito melhor no futuro.

Screen Shot 2017-07-25 at 08.50.55.png

O alto número de e-mails removidos acima é em função das constantes higienizações que faço desde 2014, se não abriu meus 6 últimos e-mails eu removo da base. O resultado é uma base que tem abertura de 10% a 25% (4.000 a 10.000 e-mails) dependendo do assunto.

Para os curiosos de plantão essa base é composta de participantes de eventos, webinars e cursos que organizei ao longo dos anos além das minhas conexões pessoais de negócios. Se você quiser receber e-mails avisando de eventos e cursos pode se inscrever aqui.

4 comentários em “Higienização da Lista de e-mails: Removendo Inativos e Inválidos

  1. Estava a um bom tempo tentando fazer essa limpeza!!! Trabalhando como afiliada de produtos quero segmentar ainda mais meus clientes, ficando só com os potenciais compradores. Obrigada pela dica!

  2. Excelente esse blog , comecei a trabalhar e achei muito úteis as informações para o meu trabalho .

  3. Pow é uma boa dica, por mais segmentada que seja a lista realmente as vezes a taxa de abertura dos e-mail baixa um pouco, obrigado pela clareza, também trabalho com internet marketing e listas de e-mail.

    Atualmente utilizo o Mautic para gananciar minhas campanhas de e-mail é uma boa ferramenta com uma ótima taxa de entrega e seguro.

  4. Dicas simples porém que nem percebemos na ânsia de enviar nossos e-mails valeu… Gostei e já coloquei em prática.
    Gostei também de como foi claro ao falar das listas compradas, pois certamente perderíamos algum tempo tentando entender porque não deu certo com eles. Top parabéns e obrigado…

Os comentários estão encerrados.