7. O que é IRC, Brasnet, canal #blogger e scripts ?

IRC é a acrossemia de Internet Relay Chat, é um protocolo da internet voltado para bate-papos, basicamente a rede IRC é composta de servidores que abrigam os canais (salas) de bate-papo. A Brasnet é uma das redes de IRC e o #blogger é um canal da Brasnet específico para bate-papo dos blogueiros. Todo o canal de IRC começa com um símbolo de # (número). Existem ainda os scripts de IRC que são modificaçãoes de alguns programas (MIRC, Pirch, etc) com o objetivo de facilitar a utilização dos comandos do IRC.

Para se conectar no IRC você precisa de um cliente de IRC, o mais famoso é o MIRC (disponível na seção Downloads) e o mais simples é o Microsoft Chat (se você tem o Internet Explorer instalado na sua máquina a chance do Microsoft Chat estar em Start / Programas / Acessories / Internet Tools é muito grande).

Em virtude da simplificação alguns recursos ficaram de fora do Microsoft Chat e a interface de personagens (que conferiu a ele o apelido de Comic Chat), bem diferente do ambiente real de IRC acaba distanciando o usuário do Microsoft Chat dos demais usuários de IRC, se você utilizá-lo tenha em mente que as demais pessoas naquele canal não estão vendo a conversa em personagens e balõezinhos como você. De preferência ao MIRC.

Para se conecar em um servidor da Brasnet digite o seguinte comando:

/server irc.brasnet.org

Após conectar digite o seguinte comando para entrar no canal #blogger:

/join #blogger

A partir daí é só digitar as mensagens que todos receberão.

Para saber mais informações sobre a Brasnet consulte o site deles.
Para saber mais sobre os comandos do IRC, visite esta página.
Existem algumas regras básicas de etiqueta a serem seguidas em canais de IRC, consulte este link para maiores informações.

Demais dúvidas procure o OP (operador) do canal. O OP geralmente é a pessoa que criou o canal e/ou cuida dele, os OPs podem definir o título da sala, banir e/ou kickar (expulsar) os usuários baderneiros e realizar outras funções administrativas. O objetivo do OP é garantir uma boa diversão à todos que frequentam o canal.

Procure utilizar scripts apenas quando já estiver dominando os comandos básicos do IRC (senão você se acostuma com os scripts e depois não consegue se virar sem eles) e peça conselhos as pessoas que frequentam o mesmo canal (principalmente aos OPs) sobre que scripts utilizar. Os mais populares são o The 7 Deadly Sins, o Scoop e o Avalanche.

Outra opção mais simples ainda para se conectar ao canal #blogger é utilizar o webchat da Brasnet, digite seu nick no campo abaixo e acesse o chat:

Para colocar esse form no seu site utilize esse código:

<form name=”controle” method=”GET” action=”http://webchat.brasnet.org/cgi-bin/brasn
et.cgi”>
<input name=”nick” size=”20″ maxlength=”30″ value=”Escolha um nick”>
<input type=”hidden” name=”canal” value=”#blogger”>
<input type=”submit” value=”OK”>
</form>

comente este post