33. O que são feeds RSS ? Como rssficar meu blog ?

RSS significa Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication, é um formato que permite distribuir o conteúdo do seu site de uma forma padronizada que permite que ele seja lido em diversos leitores de notícias. Os endereços que distribuem notícias no formato RSS também são conhecidos como feeds. Existem feeds de notícias em outros formatos como RDF e Atom.

A vantagem de ler notícias através de RSS é que você pode em um único leitor concentrar notícias de centenas de sites diferentes e receber essas atualizações diariamente sem ter de visitar cada um dos sites, selecionando suas fontes de notícias você pode se manter bem informado e otimizar o seu tempo. Atualmente quase todos os sites de notícia distribuem seu conteúdo em RSS, procure um dos seguinte ícones nos seus sites de notícias favoritos: rss ou rss. Clique com o botão direito nessas imagens, copie o link e cole no seu leitor favorito.

Você pode usar um leitor de notícias online ou offline, geralmente os leitores offline possuem mais recursos e são mais rápidos, os online em contrapartida permitem que você mantenha um controle único dos seus feeds independente de estar em casa, no trabalho ou em uma lan-house. Um dos leitores offline mais utilizados é o FeedReader e um dos leitores online mais utilizados é o Bloglines.

Um ótima ferramenta para otimizar e divulgar seu feed RSS é o FeedBurner, eu escrevi um mini-tutorial sobre ele aqui.

Para saber mais sobre RSS visite o Projeto RSSficado.

Para ver o InterNey.Net no formato RSS clique aqui.

Praticamente todas as ferramentas de blog atualmente, pagas ou gratuitas, já vem com a opção de exibir o seu blog em formato RSS, caso seu sistema de blogs não permita isso, saiba como converter/exibir seu blog em formato RSS nesse link. As instruções são para usuários do Blogger mas podem ser adaptadas para usuários de outros sistemas.

Algumas ferramentas que indexam RSS feeds precisam que você coloque a seguinte instrução entre o e do seu site/template:

<link rel=”alternate” type=”application/rss+xml” title=”RSS” href=”http://www.interney.net/rss.php”>

(Obs.: Substitua http://www.interney.net/rss.php pelo endereço do seu feed RSS.)

comente este post